Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

O caldo entornou




Luiz Leitão

Os protestos que tomam conta do Brasil,  talvez nunca antes vistos em tais proporções, são o recado aos nossos políticos, longamente esperado, de que o caldo entornou. Não são, evidentemente, como já o disseram tantos, os vinte centavos de aumento no preço da passagem dos ônibus, que já subiu em porcentuais muito maiores noutras ocasiões. O recado que está sendo dado é o de que ninguém mais tolera esperar dias, meses ou anos por uma simples consulta, exame ou mesmo cirurgia através do SUS. A população manda dizer que está farta de um sistema de transportes saturado e ineficiente, do descaso das autoridades, da exasperante lentidão da Justiça, da impunidade usufruída pelos condenados do esquema do mensalão e tantos outros; de um sistema de educação de quinta categoria.
 
Suas excelências não imaginavam que a mansa população brasileira viesse a se atrever a invadir a cúpula do Congresso Nacional; confiantes na perpetuidade do conformismo brasileiro, nossas Marias Antonietas se imaginavam seguras no aconchego de seus palácios; jamais poderiam pensar que um dia a casa iria cair. Mas caiu, está caindo.
 
Os dez anos do engodo encenado por Lula deram nisso. Em inflação de volta e ascendente, povo descontente, economia se fragilizando, justiça desacreditada e Congresso abaixo da crítica.
 
O “protesto dos vinte centavos” vai muito além, fala do foro privilegiado, dos carrões oficiais, da aposentadoria como “punição” para magistrados, dessa sociedade orwelliana cuja Constituição diz solene e inutilmente que todos os homens são iguais, mas omite que muitos são mais iguais que os outros.
 

Assim, o mínimo que os observadores podem fazer é enaltecer a coragem daqueles que vão às ruas, arriscando suas vidas ou sua integridade física para que alguma coisa, ou muita coisa, finalmente mude neste país que nós tanto amamos.

Jornalista e Tradutor

3 comentários:

  1. Parece que o "gigante adormecido" acordou!

    ResponderExcluir
  2. Excelente, texto objetivo e coeso. Gostei principalmente da parte em que se ressalta o fato de que a manifestação vai além dos vinte centavos, já que, ora se diz que a manifestação é por parte do aumento da passagem, ora que é apenas a gota d'água para tudo aquilo que o brasileiro "sofreu" antes.

    ResponderExcluir
  3. "LL, falou e disse!
    É muita incompetência, impunidade, clientelismo, nepotismo, despotismo, enfim total distanciamento dos valores republicamos e da sociedade que delegou democraticamente a administração de seus impostos e a legislatura de seu país. Churchill talvez ficasse até na dúvida se a democracia tão grotescamente praticada fosse mesmo o melhor do pior dos sistemas. Mas disto não podemos duvidar. A educação e a conscientização da sociedade ainda fará de nossos representantes um espelho melhor de seus representados.
    Parabéns pelo retorno e nem pense em ficar 'sossegado' de novo.
    Abs, Edu"

    ResponderExcluir