Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 16 de junho de 2013

Caviar falso



Enquanto nós, aqui no Brasil, tomamos leite envenenado com formol, os ingleses comem caviar falsificado. Embora na embalagem constasse caviar sevruga de ovas de esturjão Acipenser stellatus da melhor qualidade, o que vinha dentro era, na verdade, de Acipenser ruthenus, considerado inferior pelos  conhecedores e apreciadores dessas coisas. O requintado produto é servido em locais como o Palácio de Buckingham, entre outros ambientes exclusivos.
O pote da foto, com 10 gramas, custa 20 euros, ou mais de R$ 40.
Testes aleatórios de DNA realizados em outubro revelaram que o produto, que a embalagem dizia ser sevruga da mais alta qualidade, de ovas de esturjão Acipenser stellatus, era, na verdade, de Acipenser ruthenus, considerado bem inferior pelos conhecedores.
Entretanto, o mais impressionante nesta história é o fato de ninguém ter percebido a diferença durante meses. Nem mesmo nos mais finos restaurantes do país alguém notou que estava comprando gato por lebre. 
É divertido como alguns dos que talvez tivessem desprezado as pessoas que compravam oito hambúrgueres por quase meros dois dólares e acabavam descobrindo que se tratava de carne de cavalo no lugar de bovina, também poderiam ter gasto apenas 40 libras por quilo de ovas de qualidade bem inferior no lugar da fortuna cobrada por quilo de sevruga falsificado.
Na verdade, há poucas pessoas em todo capazes de perceber a diferença entre o stellatus e o  ruthenus apenas pelo paladar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário