Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A Opportunity encontra água "boa" em Marte



Após quase dez anos de buscas, a sonda da NASA Mars Exploration Rover Opportunity irá agora dirigir-se para Solander Point. 
A Opportunity fez uma de suas maiores descobertas  científicas até hoje. Minerais de argila em uma rocha chamada Esperance  indicam claramente que houve um fluxo de água neutra através dela em algum momento do primeiro bilhão de anos de existência do planeta.
A rocha foi encontrada próxima à Cratera Endurance, e foram precisas sete tentativas para analisá-la, pois ela estava parcialmente coberta de poeira marciana.
Os mineirais de argila são  similares a um chamado montmorilonita. Formado sob a influência de água neutra, este fato é significativo porque a água neutra, que é semelhante á água de torneiras residenciais, deve ser muito mais condutiva para a química necessária para a origem da vida.
Anunciando os resultados, Steve Squyres, principal investigados da Opportunity na Universidade Cornell em, Ithaca, N.Y. disse que, embora tenham falado a respeito deencontrar água  com a Opportunity,na verdade se tratava mais de ácido sulfúrico.
À medida em que  Marte se transformou no planeta deserto que se vê atualmente,a água também se tornou mais ácida. Isso aconteceu por causa da evaporação, que causou uma concentração de minerais maior na água remanescente –como reduzir um molho para torná-lo mais rico.
A água neutra data de um tempo mais remoto no planeta, quando chovia frequentemente,  com um meio ambiente mais parecido com o da Terra.
O inverno está de Marte chegando. Se a  Opportunityalcançar as laterais das encostas de Solander Point, os painéis solares poderão captar mais do baixo sol de inverno. Isso poderia dar-lhe potência suficiente para se mover durante os meses de inverno.
Em invernos marcianos anteriores,em terreno mais plano, os níveis de potência se reduziram tanto que os engenheiros tiveram de estacionar a Opportunity e esperar o fim do tempo frio
Images mostram que Solander Point tem um terreno em camadas. Essas camadas preservam um registro da mudança climática de Marte ao longo de sua história, que a Opportunity pode agora ler. Analisar essas camadas é uma tarefa semelhante à da missão da Curiosity ao Monte Sharp, na  Cratera Gale.
A longevidade da Opportunity é surpreendente. Projetada para durar apenas 90 dias marcianos,ela está agora chegando ao  3.400º dia de operação em Marte.
Ela já dura quase  40 vezes mais do que o tempo previsto. Foi lançada em 7 de julho de 2003 e pousou em Marte em 25 de janeiro de 2004.
Considerando sua idade, e o fato de que sua gêmea Spirit 'faleceu' em 2010 durante seu quarto inverno marciano, parece  prudente começar a comemorar já. Só por precaução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário