Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A NSA bisbilhota dados de usuários do Facebook, Apple, Google e outros

O ultra-secreto programa PRISM exige acesso direto ao servidores de empresas, inclusive do Google, Facebook e Apple.
• As empresas negam ter conhecimento do programa, em operação desde 2007.



A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos obteve acesso direto aos sistemas do Google, FacebookApple e outros gigantes americanos da internet, segundo um documento altamente secreto obtido pelo Guardian.
O acesso da NSA faz parte de um programa anteriormente  não revelado chamado PRISM, que permite a agentes do governo  coletar material, inclusive o histórico de buscas, o conteúdo de emails,  transferências de arquivos e bate-papo ao vivo, diz o documento.
O jornal verificou a autenticidade do documento, uma apresentação em PowerPoint com 41 slides – classificado como ultra secreto, sem distribuição a aliados estrangeiros – que aparentemente foi usado para treinar agentes de inteligência  nas  habilidades do programa. O documento fala em  "captação diretamente dos servidores" dos grandes provedores dos EUA.
Embora a apresentação diga que o programa é operado com a ajuda das empresas, todas as que responderam a um pedido decomentários do jornal negaram ter conhecimento de nenhum programa assim.
Em sua declaração o Google disse: "O Google tem um profundo cuidado com a segurança dos dados dos seus usuários.Nós fornecemos dados ao governo de acordo com a lei, e revisamos cuidadosamente todos os requerimentosDe tempos em tempo,s as pessoas dizem que nós criamos "uma porta dos fundos" para o governo em nossos sistemas, mas o Google não tem uma prota dos fundos para o  governo acessar dados de usuários privados."
Vários executivos seniôres de empresas de tecnologia insistiram em afirmar que não tinham conhecimento do  PRISM ou qualquer esquema semelhante. Dizem que jamais se envolveriam em um programa desse tipo. "Se eles estão fazendo isso, é sem o nosso conhecimento," disse um deles.
Um porta-voz da Apple disse "nunca ter ouvido falar" do PRISM.
O acesso da NSA foi habilitado através de alterações na lei de vigilância dos EUA no governo  Bush e renovadas por Obama em dezembro de 2012.

Prism







Nenhum comentário:

Postar um comentário