Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Os menores planetas em zonas habitáveis




Tamanhos relativos de planetas em zonas habitáveis (Earth=Terra)


Planetas e órbitas em escala

A missão Kepler da NASA descobriu dois novos sistemas planetários que incluem três planetas  do tamanho de "super terras", localizados na " zona habitável," a faixa de distância em relação a uma estrela onde a temperatura superficial de um planetas em sua órbita pode permitir a existência de água em estado líquido. 

O sistema Kepler-62 tem cinco planetas: 62b, 62c, 62d, 62e e 62f. O sistema Kepler-69 é orbitado por dois planetas: 69b e 69c. Kepler-62e, 62f e 69c são os planetas do tamanho de super terras. 

Dois dos planetas recém-descobertos orbitam um estrela menor e mais fria que o Sol. Kepler-62f é apenas 40% maior que a Terra, sendo o exoplaneta de tamanho mais próximo ao do nosso na zona habitável de outra estrela até hoje conhecido. Kepler-62f tem, provavelmente, composição rochosa. Kepler-62e orbita a borda mais interna da zona habitável, e seu tamanho é cerca de 60% maior que o da Terra. 

O terceiro planeta, Kepler-69c, é 70% maior que a Terra, e orbita a zona habitável de uma estrela semelhante ao Sol. Os astrônomos não sabem ao certo qual é a composição de Kepler-69c, mas sua órbita de 242 dias ao redor de uma estrela semelhante ao Sol é parecida com a de nosso vizinho  planeta Vênus. 

Os cientistas não sabem se pode haver vida nos planetas recém-descobertos, mas seu achado  representa um passo adiante na procura de  mundos semelhantes à Terra orbitando  estrelas parecidas com o Sol. 

Os dois planetas na zona habitável da órbita de Kepler-62 são acompanhados por três outros, mais próximos à estrela, dois dos quais maiores que a Terra, e um do tamanho de Marte. 

Kepler-62b, Kepler-62c e Kepler-62d completam uma órbita a cada 5, 12 e 18 dias, respectivamente, o que signfica que são muito quentes e inóspitos para abrigar  formas de vida como as que conhecemos. 

Os cinco planetas do sistema Kepler-62 orbitam uma estrela classificada como anã K2, com apenas dois terços do tamanho do Sol, com somente um quinto  do seu brilho. 

Com idade de sete bilhões de anos, a estrela é um pouco mais velha que o Sol. Está localizada a cerca de  1.200 anos-luz da Terra, na constelação da Lira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário